Visita aos beneficiários do Programa Inclusão Produtiva na cidade da Praia

Visita aos beneficiários do Programa Inclusão Produtiva na cidade da Praia

Home | Noticias | Visita aos beneficiários do Programa Inclusão Produtiva na cidade da Praia

Visita aos beneficiários do Programa Inclusão Produtiva na cidade da Praia

17 julho, 2024
Visita aos beneficiários do Programa Inclusão Produtiva na cidade da Praia

Nesta terça-feira (16), uma equipa interministerial acompanhado do Ministro da Família, Inclusão e Desenvolvimento Social, Fernando Elísio Freire, efetuou uma visita aos beneficiários do Programa Inclusão Produtiva na cidade da Praia, com objetivo de inteirar do desenvolvimento das atividades geradoras de rendimento da inclusão produtiva.

 

O Ministro da Família, Inclusão e Desenvolvimento Social, enquanto líder da equipa, destacou que os resultados têm sido positivos. Pois mais de mil pessoas recebiam o rendimento social de inclusão no ano passado e este ano, o número aumentou para 9.200 pessoas, isso demostra  o esforço do Governo em expandir o programa e o impacto real na vida dessas pessoas. “Há dois anos, muitas famílias não tinham nenhum tipo de rendimento. Hoje, elas têm a capacidade de ganhar por conta própria e cuidar das suas famílias”, afirmou o ministro.

 

De referir que o Governo está a trabalhar em conjunto com o Instituto Nacional de Previdência Social (INPS), para inscrever todos os participantes no programa Regime Especial das Micro e Pequenas Empresas (REMPE), permitindo-lhes criar microempresas e cumprir as suas obrigações providenciarias.

 

Zenaida Correia, na qualidade porta-voz das famílias beneficiárias do programa de beneficiária e empreendedora do bolinho seco e, demonstrou entusiasmo pelo projeto, afirmando que agora, graças ao apoio do governo, consegue se sustentar de forma autônoma. Correia destacou ainda que aprendeu muito com a formação da Inclusão Produtiva, incluindo como fazer compras, gerir o seu negócio, tirar lucro e sobretudo poupar.

 

A equipa liderada pelo ministro, foi composta pela Gestora do Projeto Capital Humano, Clarisse Silva, em representação da Unidade de Gestão de Projetos Especiais, e pela  Especialista em Proteção Social do Banco Mundial, Laura Bermeo, e da Diretora Geral de Inclusão Social do Ministério da Família, Inclusão e Desenvolvimento Social, Ednalva Cardoso.

 

A Inclusão Produtiva é um projeto no âmbito do Projeto Capital Humano, financiado pelo Banco Mundial e visa capacitar famílias em situação de extrema pobreza, ajudando-as a adquirir habilidades para gerar renda e melhorar as suas condições de vida.

Partilhar