Missão de Supervisão do Banco Mundial acompanha implementação dos projetos de saúde em Cabo Verde
Home | Noticias | Missão de Supervisão do Banco Mundial acompanha implementação dos projetos de saúde em Cabo Verde
Missão de Supervisão do Banco Mundial acompanha implementação dos projetos de saúde em Cabo Verde
28 outubro, 2025Decorre entre 22 e 30 de outubro a missão de apoio à implementação do Projeto de Resposta à Emergência COVID-19 e do Projeto de Segurança Sanitária na África Ocidental e Central (HeSP), financiados pelo Banco Mundial, no âmbito da parceria com o Governo de Cabo Verde.
A missão abrange as ilhas de São Vicente, Santo Antão e Santiago e inclui visitas de terreno e reuniões técnicas destinadas a avaliar o progresso das atividades em curso e a reforçar a coordenação entre as instituições envolvidas na execução dos dois projetos.
Após as visitas realizadas às infraestruturas de saúde nas ilhas de São Vicente, Santo Antão e Santiago, a equipa prosseguiu com uma série de reuniões técnicas na cidade da Praia, envolvendo as principais entidades parceiras. Foram realizadas sessões de trabalho com a Representante Residente do Banco Mundial em Cabo Verde, com o Ministério das Finanças, através da Direção Nacional do Planeamento (DNP), e com o Ministério da Saúde, com o objetivo de analisar o ponto de situação das atividades, identificar desafios e alinhar os próximos passos no quadro da execução financeira e técnica.
Nos próximos dias, a missão continuará com reuniões temáticas centradas na revisão dos Planos de Trabalho e Orçamento Anual (PTOA) de 2025 e na preparação dos de 2026. Está igualmente prevista a realização de uma sessão de restituição com as autoridades nacionais e de um evento de aprendizagem (“Learning Event”), dedicado à partilha de conhecimentos técnicos sobre as áreas de intervenção do HeSP, com a participação do Ministério da Saúde, do Instituto Nacional de Saúde Pública (INSP), do Ministério da Agricultura e Ambiente (MAA) e da equipa do Banco Mundial.
A missão é composta por uma equipa multidisciplinar de especialistas em saúde, desenvolvimento social, gestão financeira, procurement, ambiente e infraestruturas. Em representação da Unidade de Gestão de Projetos Especiais (UGPE), participam o Coordenador, o gestor do referido projeto, Bruno Santos, e diferentes especialistas, que asseguram a articulação entre as equipas técnicas nacionais e a equipa do Banco Mundial.
Partilhar



