Missão do Banco Mundial acompanha implementação do Projeto de Harmonização e Melhoria das Estatísticas na África Ocidental
Home | Noticias | Missão do Banco Mundial acompanha implementação do Projeto de Harmonização e Melhoria das Estatísticas na África Ocidental
Missão do Banco Mundial acompanha implementação do Projeto de Harmonização e Melhoria das Estatísticas na África Ocidental
27 maio, 2025Iniciou-se esta segunda-feira, 26 de maio, a Missão de Apoio à Implementação do Projeto de Harmonização e Melhoria das Estatísticas na África Ocidental, do Banco Mundial. A missão decorre até o dia 30 de maio e visa acompanhar in loco a execução do projeto em Cabo Verde.
A delegação liderada pelo economista-estatístico Djibril Ndoye integra especialistas do Banco Mundial nas áreas de aquisições (procurement), gestão financeira, salvaguardas ambientais e sociais, e desenvolvimento social, contando ainda com a participação remota de alguns membros da equipa técnica.
Entre os principais objetivos da missão destacam-se:
- Avaliar o progresso das atividades em curso no âmbito do projeto;
- Discutir aspetos ligados à gestão do projeto, nomeadamente aquisições, gestão financeira e salvaguardas;
- Estabelecer um plano de ação para a implementação de cada componente;
- Analisar as decisões do Comité de Pilotagem, com destaque para a possível reafectação de recursos para atividades prioritárias a concluir até dezembro de 2025, data prevista para o encerramento do projeto.
Nos primeiros três dias, a missão foi marcada por uma série de reuniões estratégicas com os principais parceiros nacionais, com o intuito de fazer o ponto de situação da implementação das diferentes componentes do projeto.
Um dos momentos relevantes foi o encontro com o Ministério da Agricultura e Ambiente (MAA), onde foram discutidos temas como o Censo Agrícola, a iniciativa 50×2030, a nova Pesquisa Nacional sobre Vulnerabilidade Alimentar e Nutricional, e a implementação de inquéritos integrados.
A missão também reuniu-se com a equipa da Unidade de Gestão de Projetos Especiais (UGPE) para analisar aspetos cruciais relacionados com a coordenação do projeto, gestão financeira, salvaguardas ambientais e sociais, e processos de aquisição, contando com a participação de técnicos especializados nestas áreas.
Nos próximos dias, a missão continuará com uma agenda intensa de reuniões institucionais e visitas de campo, com destaque para as ações de supervisão da recolha de dados do cadastro predial, atualmente em curso nas ilhas de Santiago e São Vicente.
Partilhar