Atelier de socialização dos Resultados do Estudo Nacional da Avaliação da Leitura (EGRA)

Atelier de socialização dos Resultados do Estudo Nacional da Avaliação da Leitura (EGRA)

Home | Noticias | Atelier de socialização dos Resultados do Estudo Nacional da Avaliação da Leitura (EGRA)

Atelier de socialização dos Resultados do Estudo Nacional da Avaliação da Leitura (EGRA)

28 outubro, 2022
Atelier de socialização dos Resultados do Estudo Nacional da Avaliação da Leitura (EGRA)

Na manhã desta quinta-feira (27), foi realizada na Cidade da Praia, um ateliê para a divulgação dos Resultados do Estudo da Avaliação da Leitura, EGRA, feita a partir de uma amostra de alunos de 2.º ano de escolaridade, com objetivo de avaliar o grau de proficiência de leitura desses alunos.

A EGRA é um instrumento de avaliação internacional que compreende um conjunto de testes que medem a capacidade de leitura em termos de compreensão global e fluência de uma língua.

 

A partir desta avaliação internacional o Ministério da Educação através da Direção Nacional da Educação, pretende utilizar os resultados para apoiá-lo: na tomada de decisões políticas; a alcançar o ODS 4.1: até 2030, assegurar que todas as raparigas e rapazes completem um ensino primário e secundário equitativo e de qualidade ; a manter informados todos os interessados, nas questões da educação, sobre as capacidades de leitura precoce das crianças em todo em país; ainda demonstrar aos professores algumas das habilidades fundamentais de leitura que podem necessitar de mais atenção no 2º ano escolaridade, bem como  construir uma base sólida, de modo a conseguir realizar exercícios semelhantes no futuro.

 

De realçar, que este estudo foi financiado pelo Banco Mundial através do Projeto Reforço de Educação e Desenvolvimento de Competências, sob a gestão fiduciária da Unidade de Gestão de Projetos Especiais (UGPE). Trata de instrumento de reforço das competências fundamentais na educação e de apoio no estabelecimento e operacionalização de um sistema de avaliação de alunos no seio do ME para acompanhar e monitorar a reforma educativa em curso.

Na oportunidade, a Unidade de Gestão de Projetos Especiais foi representada pela gestora do Projeto Reforço de Educação e Desenvolvimento de Competências, Clarisse Silva.

 

O projeto decorreu em 3 fases, sendo a primeira fase, realizada em janeiro de 2022, com a realização do Workshop de Construção/elaboração dos Instrumentos da avaliação EGRA e o questionário contextual para os alunos do 2. º ano, na segunda fase, realizada em março, efetuou-se a recolha de dados para o estudo piloto, e por fim, na terceira fase foi aplicada a avaliação a nível nacional, em todos os Concelhos do País, nas escolas selecionadas pela amostragem.

 

Partilhar