Assinatura do Memorando de Colaboração entre a UGPE e a DElegação do Ministério da Agricultura e Ambiente
Home | Noticias | Assinatura do Memorando de Colaboração entre a UGPE e a DElegação do Ministério da Agricultura e Ambiente
Assinatura do Memorando de Colaboração entre a UGPE e a DElegação do Ministério da Agricultura e Ambiente
05 agosto, 2024No quadro do Projeto Parque Tecnológico de Cabo Verde, a Unidade de Gestão de Projetos Especiais (UGPE) e a Delegação do Ministério da Agricultura e Ambiente para Praia, São Domingos e Ribeira Grande de Santiago, celebraram um Memorandum de Colaboração (MdC) no passado dia 30 de julho, com objetivo de prestar aconselhamento técnico ao Parque Tecnológico de Cabo Verde na implementação e manutenção dos seus jardins.
O acordo foi assinado pelo Eng.º Nuno Gomes, Coordenador da UGPE Eng.º João Vieira e pelo Delegado do Ministério da Agricultura e Ambiente para Praia, São Domingos e Ribeira Grande de Santiago.
O evento contou ainda com a presença do Presidente do Conselho de Administração, Eng.º Carlos Monteiro, do Administrador não Executivo, Eng.º Carlos Delgado.
Este MdC tem como objetivo estabelecer um acordo entre as partes para a execução de atividades de salvaguarda ambiental e social no âmbito do Projeto Parque Tecnológico de Cabo Verde II. As atividades previstas incluem:
1. Estabelecimento de uma área verde urbana significativa até 2025, priorizando espécies mais adaptáveis às condições locais e às características edafoclimáticas de Cabo Verde.
2. Tratamento e reutilização segura de 200 m³/dia das águas residuais geradas no Parque Tecnológico até 2025, assegurando uma gestão sustentável dos recursos hídricos.
3. Conceção e manutenção de um sistema automático de registos das ações climáticas no Parque Tecnológico até 2025, com comunicação simultânea nos canais virtuais do Projeto, garantindo a transparência e a monitorização contínua das condições climáticas.
Através desta colaboração, a UGPE e a Delegação do Ministério da Agricultura e Ambiente reafirmam o seu compromisso em promover a sustentabilidade ambiental e social no país, contribuindo para um futuro mais verde e resiliente.
De realçar que as mudanças climáticas e as ameaças são um dos maiores desafios que a humanidade enfrenta atualmente. E Cabo Verde, não foge a regra pois é um dos países mais vulneráveis de África, sendo as mudanças climáticas são um dos maiores desafios à sustentabilidade.
Partilhar